sexta-feira, 16 de julho de 2010


Cap.1 – Ver. 1
A VIRTUDE, TENTAÇÃO E PERDA DE JÓ.

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jô; e este era homem sincero, reto e temente a Deus, e desviava-se do mal.
2-e nasceram- lhe sete filhos e três filhas.
3- era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas; era também muitíssima gente a seu serviço; de maneira que era este homem maior que todos os do oriente.
4-e iam seus filhos e faziam banquete em casa de cada um no seu dia enviavam, e convidavam as suas três irmãs comerem e beberem com eles.
5 – e sucedeu, pois tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jô, e os santificava, e se levantava de madrugada, e santificava holocausto segundo o número de todos eles; porque dizia Jô: porventura pecaram de Deus em seu coração. Assim Jô o fazia continuamente.
6 e vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também satanás entre eles.
7 –Então disse Deus a satanás: donde vens? e satanás respondeu ao Senhor e disse: de rodear a terra e passear por ela.
Disse o Senhor a satanás: observaste tu a meu servo Jô? Porque ninguém há na terra semelhante ele, homem sincero reto e temente a Deus e desviando do mal.
Então respondeu satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jô a Deus debalde?
Este livro nos mostra a soberania de Deus, e o significado da verdadeira fé.
Podemos também ver como satanás trabalha, tendo a ousadia em desafiar ao próprio Deus.
Deus deixou a satanás o poder para por em prova a fé e a fidelidade de Jô.
Satanás poderia tocar em tudo que Jô possuía, só não tinha poder sobre sua alma.
Deus conhecia o caráter de Jô, sabia que mesmo perdendo tudo que tinha não abalaria sua fé.
Deu satanás início a destruição da vida de Jô, tirou-lhe satanás todos seus filhos, os bens materiais, deixando-lhe apenas a mulher e seus amigos,
os quais mais tarde serviriam para atormentá-lo mais profundamente.
Satanás originalmente um anjo de Deus, tornou-se corrupto, ele optou pela maldade desde sua rebelião contra Deus, tendo a Deus como inimigo.
Ele procura atingir as pessoas a quem Deus ama, mas é limitado pelo seu poder.
Não poderia haver oportunidade maior para se vingar no poder de Deus do que atacar e destruir aquele que lhe era de toda confiança.
Após destruir a todos os bens que Jó tinha passou a atacar também a sua carne tornando-o visivelmente destruído, mesmo assim não conseguiu
seu intento de destruição.
Visivelmente nada mais Jô tinha a perder, porém satanás na sua astúcia ainda dispunha de outras armas e passou a utilizá-las.
primeiramente usou da mulher de Jô, que voltou-se contra ele, amaldiçoando a aquele a quem Jô mais amava.porem ele indignou-se
profundamente contra ela repreendendo seus atos com o profundo sentimento de sua alma.
Restava a satanás somente uma arma que ainda não havia usado, e ele dela não abdicou.
Os amigos de Jô, em que ele como homem confiava passaram a querer confortá-lo, porem vemos

que suas palavras de conforto não ajudaram, apesar de terem tentado.
Os seus procedimentos não agradaram a Deus, recebendo dele a repreensão, eles tentaram ajudá-lo, porém o fizeram de maneira errada, o fizeram orgulhando-se dos próprios conselhos, mas não avaliaram as necessidades de Jô, nem a sua profunda tristeza.
Quando vemos as necessidades de alguém devemos auxiliá-lo, mas devemos ser sensíveis ao confortá-lo.
Muitas vezes quando tentamos auxiliar alguém em suas necessidades, encontramos a pessoa aos prantos e em silêncio, e não temos a sensibilidade
de entender que naquele momento para a ela, o silêncio é o maior dos confortos.
A satanás não restava nada a fazer, pois tudo perdera Jó, restando-lhe somente a fidelidade para com Deus, e sua fé inabalável.
Jô jamais poderia entender o porquê de tanto sofrimento, porém Deus na sua uni presença acompanhara todos os sofrimentos de Jô, e aprouve restituir-lhe tudo em dobro, porem os filhos e as filhas, ele as devolveu porem não em dobro. Podemos entender que ele dobrou os bens materiais, porque eles são passiveis de duplicação, porém os filhos não são, pois são munidos de corpo e alma, e a alma não é passível de duplicação, e certamente seu encontro será na eternidade. Podemos encontrar neste relato o caráter de um homem que era poderoso e respeitável com o qual ninguém poderia se igualar, segundo o juízo de Deus, homem que tudo possuía, e que perdendo tudo não se desviou de sua retidão para com Deus, vivendo ainda durante cento e quarenta anos nada lhe faltando, mas pelo contrário a sua fartura era tanta que distribuiu entre os que antes o conheceram Durante o tempo de provas de Jô não nos relata a bíblia em nenhum momento o apoio de nenhum deles, a não serem os amigos, que na verdade tornaram ainda maior seu sofrimento, porque na realidade foram armas nas mãos de Satanás para destruí-lo. Este relato é o início e o desfecho da vida deste homem que não sabendo a razão de tamanho sofrimento continuou a ser fiel para com Deus.
Serve esta história para refletirmos sobre nossas vidas.
Na nossa análise sejamos sinceros com nós mesmos, e veremos que não resistiríamos a tantas provas sem fazer a conhecida pergunta: Por quê
isso está acontecendo comigo? Que tenho feito eu para passar por tamanha tribulação?
Até parece que Deus é o culpado e nós as vítimas. Seriamos nos capazes de perdoarmos aqueles que nos criticam, e fazermos como fez Jó com seus falsos amigos.
Em algum momento vem a nossa mente, que Deus pode estar nos pondo à prova para nos lapidar, e assim nos tornarmos mais maneáveis, e nos tornarmos ouvintes de sua voz.
Outras vezes imaginamos se vale a pena permanecermos fieis as nossas convicções.
Devemos chegar a conclusão de que:Deus sempre se preocupou conosco , se preocupa e sempre se preocupará, mesmo que não intervenha imediatamente em cada situação.
Em seu tempo, Deus executa a justiça. Temos esta promessa, e a mesma se cumprirá por todos os séculos dos séculos.
Não percamos a esperança. Esperemos em Deus porque ele pode demorar, mas a seu tempo nos atenderá em acordo com sua benevolência e pela nossa felicidade.Ele está atento ao
nosso modo de vida e nossa fé. Temos nós algum conhecimento sobre as atitudes de Deus? Pois a bíblia é cheia de detalhes sobre quem Ele é, como podemos ter algum conhecimento sobre Ele: pois a bíblia é cheia de detalhes sobre quem é Deus, como podemos conhecê-lo, e como podemos ter com ele um relacionamento eterno. No entanto nunca podemos
conhecer o suficiente, para conhecer todas as questões da vida, podemos conhecer o nosso
passado, mas jamais conhecer o nosso futuro, ou manipular Deus, em benefício de nossos interesses A vida sempre nos cria mais perguntas do que respostas; precisamos constantemente procurar a Deus para novas percepções, para solucionar os problemas de nossa vida, pois somente Nele podemos ter a certeza da solução de nossos problemas. Este procedimento de Deus nem sempre será como nós queremos, porém em acordo com sua santa vontade.
Nada se compara a Deus, seu poder e sua presença são incompreensíveis a nós homens;
as vezes não entendemos o seu silêncio, entendemos que ele está ausente, ou não está
preocupado com nossas vidas.
Porém Deus se importa conosco, pois está no controle, e ele fala e sempre falará, Resta-nos ouvir a sua voz e esperar, pois em seu tempo ele se manifestará.
Assim como Deus agiu no passado certamente pode agir hoje, pois Ele é o alfa e o ômega e
sua justiça permanecerá para todo sempre.
Nele está todo poder, toda honra e toda gloria lhe sejam dadas pelo seu imenso amor pelas nossas vidas. Seu reino está acessível a todos seus escolhidos.


AMÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário