quarta-feira, 21 de julho de 2010

OS ÍDOLOS E O SENHOR.

JEREMIAS , CAPÍTULO 10; 9-15.


Trazem prata estendida de Tarsis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice e das mãos do fundidor; fazem suas vestes de azul celeste e púrpura; obra de sábios são todos eles.
Mas o Senhor Deus é a verdade; Ele mesmo éo Deus vivo e o rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar sua indignação.
Assim lhes direis: Os deuses que não fazem os céus e a terra desaparecerão da terra e debaixo deste ´
Céu.
Ele fez a terra pelo seu poder; Ele estabeleceu o mundo pela sua sabedoria; com sua inteligência fez
Os céus.
Fazendo o homem soar a sua vós, logo há arruído de águas nos céus, há vapores da extremidade da terra; Ele faz relâmpagos para a chuva e faz sair o vento dos seus tesouros.
Todo homem se embruteceu e não tem ciência; envergonha-se todo fundidor de sua imagem de escultura; porque sua imagem mentira é, e não há espírito nela.
Vaidade é obra de enganos, no tempo de sua visitação, virão a perecer.

Tarcis era localizada no oeste do mundo daquele tempo. Lá havia grandes riquezas: ouro, prata, ferro, chumbo, bem como outros materiais ferrosos que eram levados a Tiro onde eram utilizados. Sobre Ufa, sua localização é desconhecida. Pode ser apenas um termo usado para designar o alto teor de seu ouro. Dos materiais acima eram feitos os ídolos, embora sejam feitos de material de muita resistência e de grande perfeição em sua escultura, jamais podem ter o poder de um Deus vivo, porque matéria é, por tanto perecível: desde os primórdios dos tempos o homem sempre teve a tendência em se desviar do Deus único e verdadeiro, seguindo a objetos de escultura feitos pelo homem; não são só as escultura de imagens que o homem idolatra, mas sim tudo que o homem tem em si e que põem acima de Deus, pois o mandamento que Deus deixou foi: AMARÁS O SENHOR TEU DEUS ASSIMA DE TUDO E SOMENTE A ELE PRESTARÁS CULTO. Deus é espírito, por tanto é eterno, incorruptível e imperecível. Os pastores de Judá em vez de guiarem o povo em direção Ao Deus vivo e único, o levavam em direção contraria, fazendo a sua adoração aos ídolos que para Deus são abominação, assim trazendo grande angustia para o povo e induzindo em direção a perdição de suas almas. A habilidade que Deus tem para orientar nossa vida é infalível, ao invés, o homem não tem habilidade nenhuma, deixando-se levar pelo vento não tendo direção para alcançar algum destino por ele idealizado. Toda criatura e tudo que existe no universo é criação de Deus, e tudo é por ele administrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário