terça-feira, 19 de julho de 2011

ACERCA DO NOVO NASCIMENTO.
João – CAP, - 3 Verc. - 1
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, embora pudesse enviar um dos seus assistentes, porem queria ir ele próprio para poder julgar entre o que era verdade, e que era rumor, sobre os boatos que havia sobre Jesus, e disse-lhe Rabi, bem sabemos que és mestre, vindo de Deus:
Porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu: na verdade, na verdade te digo que àquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: como pode um homem nascer, sendo velho? Por ventura pode voltar entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que nascer da carne é carne, o que é nascido do espírito é espírito, na carne ele havia nascido, no espírito cabia a Jesus fazê-lo crer, podemos observar que Jesus foi convincente.
Não te maravilhes ter te dito: Necessário vos é nascer de novo.
Embora sendo fariseu Nicodemos houvesse ouvido falar de Jesus, e creu naquilo que havia ouvido
dizer a seu respeito, a bíblia nos mostra que ele era um príncipe dos judeus,era um membro do cinédrio.
João Baptista e posteriormente o próprio Jesus classificavam os fariseus como hipócritas muito deles cultivavam ciúmes de Jesus, porque ele enfraquecia-lhes a autoridade e desafiava suas opiniões, e suas atitudes.O diálogo de Jesus e com Nicodemos foi muito promissor, pois Jesus fez com que Nicodemos
entendesse sobre o novo nascimento, mudando toda sua atitude em seu parecer sobre Jesus, crendo que Jesus era realmente o Messias, e passou a defende-lo com todo fervor.
Nicodemos sabia pelas sagradas escrituras que o reino era governado por Deus, e seria restaurado na terra.
E alcançaria todo povo de Deus. Jesus lhe revelou, esclarecendo todas as dúvidas que queria lhe fossem esclarecidas: O reino viria para o mundo todo, não só para o povo judeu. Mas também lhe revelou que ele só poderia fazer parte do reino, se tivesse um novo nascimento.
Neste encontro Nicodemos teve a felicidade de falar com Jesus tendo um diálogo muito importante: Primeiramente: Nicodemos demonstrou que o encontro com Jesus havia frutificado em seu coração mostrando que ele realmente passara a crer em Jesus como enviado de Deus, ressaltando que ninguém poderia Fazer todos aqueles sinais se Deus não estivesse com ele. Vemos aqui Nicodemos já
transformado.
Jesus lhe falou de tal maneira que passou a entender o que lhe havia manifestado.
Nicodemos nunca ouvira falar de dois nascimentos, nem poderia sabê-lo, se por Jesus não lhe fosse
revelado; conhecia o nascimento na carne, porem, como poderia saber sobre o nascimento no espírito.
Carne, é o elemento físico, no qual o espírito está pelo determinado tempo que vivemos aqui na terra.Algumas pessoas não acreditam na vida eterna, preferido acreditar que após a morte da carne está tudo terminado, preferindo assim aproveitar tudo o que de imundo e pecaminoso ela tem a oferecer.
l. A vida eterna não é extensão da vida terrena, é apenas uma ponte que temos para passar de um lado ao outro,
E esta ponte é o caminho em que temos que ter o grande cuidado de não cairmos,nos levando a irreversível
queda.levando-nos a morte eterna.
A vida eterna é a vida de Deus ( do Espírito), que vive em nós a partir do momento em que deixamos mudar nossa vida, momento em que a carne é vencida pelo Espírito.Este é o momento crucial de nossas vidas, momento que Jesus mencionou a Nicodemos: ( quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino do céu) Está na hora de nos fazermos a pergunta: já permitimos que em nós se realizasse o novo nascimento?
Se não temos permitido, e Jesus voltar, não estaremos aptos a entrar no reino do céu.
O reino do céu não é racional; para nele entramos são necessários: arrependimento e renascimento espiritual.
Nicodemos foi um dos poucos líderes religiosos que creram em Jesus, ele foi membro da suprema corte do judaísmo, mas deixou-se atrair pelos milagres de Jesus.
Jesus fez Nicodemos crer nos ensinamentos que poderiam levá-lo ao novo nascimento.
Agora nós já estamos aptos a entender o que Jesus ensinou a Nicodemos no diálogo que com ele manteve.
Ele teve um novo nascimento! E nós, qual o entendimento que tivemos no relato desta história?
Chegamos a conclusão de Nicodemos? Quisera que toda a humanidade tivesse este entendimento, pois as
portas do reino estão abertas para todos que crêem num novo nascimento.
De nossa parte nos é necessário abdicar de toda a imundície, pecado, violência, adultério, ganância, desrespeito ao próximo e outros atos.....
Nossas vidas terão de ser, transformadas purificadas pelo sangue daquele que deu estes ensinamentos, e que alto preço pagou para que as portas do reino fossem abertas, a ele devemos toda honra e toda glória porque ele é a chave que com a sua morte na cruz nos abriu a porta do reino que nos foram fechadas pelo Senhor absoluto do reino. Mas que pela sua misericórdia mandou seu filho ao mundo, onde pela sua morte se tornou a chave para que novamente fosse aberta a porta do reino.
O preço foi pago, a chave está diante de nós, só existe de nossa parte termos um novo nascimento, passarmos da vida da carne para a vida do espírito, ou para sermos mais explícitos (nascermos de novo ).
Estamos realmente dispostos a abdicar da vida da carne, e vivermos no novo nascimento que nos é proposto.
A chave está a disposição a todos os que crêem, usufrua dela e entrarás no reino preparado para os vencedores.
Creia e siga o caminho reto,
e serás salvo tu e tua casa.
AMÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário