terça-feira, 19 de julho de 2011

PARÁBOLA DO SEMEADOR
MATEUS 13: 24 - 30

Trigo - Projeto de Deus (Jesus) Princípio.
Joio - Projeto do Homem.
Os homens dormiram.
O inimigo semeando o joio.
E retirou-se.
Quer que arranquemos?
Deixa que cresça até a ceifa.
O joio ajunta em feixes.
O trigo recolham ao celeiro.

- O trigo e o joio só são identificados na ceifa, antes de amadurecer são inseparáveis, só quando madura podemos diferenciar.
- O trigo amadurece aparecendo as espigas.
- O joio cresce a um tamanho determinado, semelhante ao pé de trigo.
- O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo.
- O homem começa a preparar seu próprio projeto.
- Identificar o homem no seu projeto - o joio.
- Quem Deus quer preparar - O TRIGO, nossas vidas nesta Obra.
- O projeto de Deus já vem sendo preparado desde Abel, Abraão, Moisés, Noé, os reis, etc., que são os patriarcas. São pessoas que Deus quis usar para preparar este projeto.
- As igrejas primitivas se identificaram com o Senhor Jesus homem, mas eles dormiram, não estão mortos porque dormiram no Senhor; a passagem de Lázaro: “Não está morto, Lázaro dorme”.
- Quando a igreja dorme, o adversário lança sua semente, artimanhas, armadilhas. Por isso devemos estar vigilantes a tempo, todo tempo, constantemente.
- Paulo temia que quando ele partisse a igreja fosse tomada pelo adversário. E nesta confusão todo o adversário semeia o joio e se retira.
- Vem a pergunta ao dono do trigal: “Quer que arranquemos?”. Não, porque o joio trança as suas raízes com o trigo e, ao colher o joio, para que não arranqueis também o trigo, deixai-o.
- Vem a pergunta: “Não semeastes boa semente?”. Sim, todas as sementes eram boas, as sementes semeadas pelos nossos patriarcas Abel, Abraão, Moisés, etc., eram boas. Por que apareceu o joio no meio do trigal? Porque a Obra de Deus se identifica (destaca) no meio do joio, porque a Obra é única.
- Uma pergunta de um visitante: “Por que o joio?”. É necessário os escândalos sobre a obra, para que se cumpram as escrituras.
- “Quer que arranquemos?”. Não, porque nós na Obra do Senhor não temos méritos para julgar quem é da Obra do Senhor e quem não é da Obra do Senhor. Qual o perigo? Porque não identificaríamos? Estão o projeto do homem está crescendo junto com o projeto de Deus? As estatísticas mostram que já mais de cinco cultos idênticos, todos em nome de Deus. Deixa crescer até a ceifa, os feixes do joio só fazem enfeite, é palha. O trigo é o resultado unânime.
- “O trigo guarda-o no celeiro”. “Porém, muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.”
- O trigo em meu celeiro. Onde tem trigo tem pão, mesmo assim nunca houve tanta fome como hoje. Os homens no meio do trigal não encontram alimento, nunca estiveram tão famintos.

EXPERIÊNCIA: Uma serva percebeu que foi tirada a sua bolsa. Alguém veio entregar-lhe a bolsa. Ela abriu e logo percebeu que a carteira não estava na bolsa. Ela saiu correndo chamando aquele homem, e indo ela, o homem vinha também ao seu encontro corando, e dizia: “Sua carteira está aqui moça, não mexi, não se preocupe”. Ele dizia para ela “que não sabia o que acontecia, mas algo muito estranho aconteceu comigo, não entendo”. Ela disse já saber do que se tratava e falou de Jesus para ele.

- O trigo quando madura, ele se curva.
- O joio permanece altivo.
- O religioso não é submisso, é orgulhoso, não se dobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário