quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JESUS PROFERE O SERMÃO DA MONTANHA.

MATEUS 5- VERCICULO 1 -12.

1)Jesus vendo a multidão, subiu ao monte, e , assentado, aproximaram-se os discípulos;
2)e abrindo a boca os ensinava dizendo:
3) bem aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4)Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5)Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6) bem aventurados os que tem cede da justiça, porque eles serão fartos;
7) Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8) bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9)Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
(10) Bem aventura os que sofrerem perseguições por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
(11) Bem aventurados sois vós quando vos injuriarem, e, perseguirem, e, mentindo disserem todo mal contra vós, por minha causa.
(12) Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus ; porque assim perseguiram os profetas que foram antes e vós.

Grandes multidões seguiram Jesus. Porém Jesus prometeu a seus discípulos, que nada estariam fazendo sem receberem a sua jornada de trabalho, porém poderia não ser nesta vida
Muitas vezes seguir a Jesus poderá nos trazer grande popularidade. Aqueles que o seguem a Jesus para desfrutar de privilégios achando-se importantes, orgulhosos e dominadores sobre aqueles que não tiveram essa oportunidade. Estar com Jesus não lhes garantia somente prestígio, mas poderia lhes trazer algumas vantagens materiais ou até de poder Enquanto as multidões se reuniam mais uma vez, Jesus chamou seus discípulo advertido-os das tentações as quais estaria sujeitos estando com eles. Advertiu-os de que não esperassem fama e bens materiais, mais muitas vezes poderiam passar fome e perseguições. Mas lhes fez a promessa: que seriam compensados, mas não nessa terra. Muitas vezes seguir a Jesus pode nos trazer grande popularidade. Mas aqueles que se afastarem dos ensinamentos de Jesus, e não as seguirem poderão estar preparando sua própria desgraça. Usar a palavra de Deus para seus próprios interesses é querer ludibriar a sabedoria de Deus. Hoje falsos líderes religiosos fazem da palavra de Deus um balcão de negócios obscuros e deploráveis usados para extorquir do povo em momento de provas aquilo que tem, e o que não tem. As palavras de Deus parecem contradizer os atos do mundo. Quando decidimos seguir os ensinamentos de Jesus, automaticamente se da em desencontro com aquilo que Jesus ensina, porque Jesus nos ensina operarmos para a vida eterna enquanto os líderes religiosos não levam ao crescimento o preparo para vida eterna, mas sim para ter dias melhore nesta passagem transitória por este mundo, não considerando que o bem maior para o homem conquistar é a salvação e conseqüentemente o preparo para morar com Jesus na eternidade. Cabe-nos fazer aquilo que parece ser estranho ao mundo. Devemos estar prontos a amar quando sabemos ser odiados, dar aos outros mesmo sentido que o próximo de nós se aproxima para nos ludibriar, usando sua aproximação para proveitos obscuros. Muitas vezes temos que abrir mão de nossos direitos e benefícios beneficiando aqueles que nos exploram, sabendo que Deus nos recompensará pelos nossos atos.
1)Todos os cristãos devem ser possuidores de um código de ética.
2)Discernirmos a vantagem que temos em conquistar o reino eterno,e o valor do reino terrestre que é efêmero e transitório.
3) Contrastar a aparente fé de líderes religiosos que procuram colher onde não plantaram.
4) Demonstrar que somos possuidores de uma expectativa que o Antigo testamento cumprir-se-á no novo Reino.
As bem aventuranças não nos dão escolha entre aquilo que queremos, e se nos parecem propícios, e desprezar as que nos parecem de menos importância, mas devem ser consideradas como um todo, pois nos mostram como enfrentamos e o nosso modo de agir como seguidores de Cristo. Cada bem aventurança o poder de Deus em nossas vidas. Bem-aventurança não é sempre um sinônimo de alegria, mas também faz parte daqueles que
Por amor a Cristo se conservarem fiéis até o fim seguem as orientações de Deus. A bem-aventurança não compromete uma vida risonha, uma prosperidade terrena. Para Deus. Bem aventurança tem aquele que mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo não sabendo o preço que tem a pagar. Sente a alegria por saber que qualquer que for o preço já foi pago pelo derramamento do sangue de Jesus. Com o anúncio de que o reino está próximo (4 -17) A expressão reino dos Céus tem o mesmo significado de “reino de Deus” mencionado segundo evangelho de Marcos e Lucas. Mateus usou aquela expressão por que os judeus em meio a sua reverência e respeito, não pronunciam o nome de Deus. O reino dos céus está perto, porque chegou ao nosso coração. Jesus iniciou o seu ministério com que João Batista iniciou a pregar: “Arrependei-vos dos vossos pecados”. As pessoas naturalmente se perguntaram: que nos é necessário para entrarmos no reino de Deus. Jesus nos deu como ensinamento que o reino celestial e diferente aos reinos terrenos. Pois os reinos terrenos são regidos pela prepotência do homem, que faz suas próprias leis com forme suas conveniências, as atitudes destes reinos são munidos pela disputa, procurando mais ricos subjugados mais fracos. O reino dos céus é diferente porque os súditos buscam bênçãos celestiais que são completamente opostas, porque valorizam a igualdade levando assim ao bem geral. Jesus disse que devemos nos regozijar quando somos perseguidos por causo de nossa fé. A perseguição pode até ser um benefício por que:
1 certamente passamos a dar menos valor para com as coisas terrenas 2) pelas quais já não passamos a ter o apego natural para os homens do mundo daqueles que as vencem .4) Nossas atitudes se tornam exemplares para mudar o parecer daqueles que ainda não tiveram as experiências nas quais nós vivemos. Nossa grande alegria é sermos confortados, sabendo que muitos profetas de Deus passaram pelas mais deploráveis perseguições que lhes foram impostas, mas assim mesmo conservaram sua fidelidade para com seu Deus (Podemos até mencionar os nomes de alguns deles: Elias, Jeremias, Daniel e outros que não sabemos imaginar quantos foram) No futuro Deus recompensará aos que perseverarem fiéis, ao recebê-los em seu reino eterno, onde não haverá mais perseguição. Onde no alto de seu trono receberá glória e aleluias pelos anjos, e os santos que venceram o mundo. AMEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário