sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DEUS MANDA ABRAÃO MATAR A SEU FILHO ISAQUE

Genesis

Então falou Isaque a Abraão seu pai e disse:
Meu pai! E ele disse: eis me aqui meu filho! e ele disse: eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho, assim caminharam ambos juntos.
Imaginemos irmãos: Abraão só tinha um filho, quanto amor estaria ele depositando neste seu herdeiro? Coloquemo-nos em seu lugar para imaginarmos seu sofrimento.Que faríamos nós na situação de Abraão? Pois ele sabia que deveria oferecer um holocausto a Deus, e mediante sua fidelidade ele o faria sem sombra de dúvida.
Sabia ele também que deveria levar tudo que era necessário para fazer a ofertaque Deus lhe exigira.
Em determinado momento Isaque percebeu que tudo estava pronto para o sacrifício, falou: eis que aqui está o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Abraão sabia que tudo estava ali, e que nada estava faltando, pois ele sabia que a oferta para o sacrifício seria seu próprio filho, e procederia conforme Deus lhe ordenara, oferecendo-o, para cumprir aquilo que Deus lhe propunha fazer. Deus pois em prova a Abraão até o último momento.
Em seguida, Abraão deu a resposta ao filho em relação ao cordeiro dizendo: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.
Abraão ainda colocou o filho sobre o altar, estendo sua mão tomou o cutelo para imolar seu filho. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão. E ele disse: eis me aqui!
Então disse: “não estendas tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada, porque tu não me negaste teu filho, o teu único”. Então levantou Abraão os, olhos, e olhou, e eis um carneiro atrás dele, e tomou Abraão o carneiro, e ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.
E chamou Abraão àquele lugar: “o Senhor proverá”. E disse: “por mim mesmo jurei, diz o Senhor: porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único”.
Assim Deus abençoou a Abraão grandemente prometendo-lhe ter ele como descendência uma grande nação. Deus proverá também para nós grandes bênçãos, somente temos que ser possuidores das mesmas virtudes de Abraão, que pela sua obediência é conhecido até hoje como o pai da fé.
Façamos a pergunta: somos nós capazes de superar as provas que Abraão superou em obediência a Deus? Provavelmente pela nossa falta de fé, pelas nossas fraquezas, não teremos sequer a ousadia de respondermos, porque nossa fé é menor que um grão de areia.
Irmãos! Não nos preocupemos em procurar ao cordeiro que hoje já está morto, porque temos entre nós o Cordeiro que foi morto em sacrifício pelas nossas vidas, crucificado. Morto e sepultado, porém que ao terceiro dia ressuscitou, subindo ao céu para nos preparar uma morada Junto ao Pai. A dor de Abraão pelo sacrifício de Isaque foi grande, porém sua obediência foi muito maior, pois Deus o provou até as últimas conseqüências, e ele seguiu todas as orientações até o fim.
O Cordeiro eterno, que subiu ao céu, nós deixou o consolador para nos orientar mostrando-nos o Caminho, nos dirigindo ao seu encontro. Perguntemos: “onde está o Cordeiro?” O consolador nós responderá: “Ouvi a minha voz e vos - conduzirei”, e Ele vos - identificará e vós o reconhecereis. Escutar a vossa voz bem dizendo: Bendito seja o Cordeiro eterno. Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário