sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A LUTA DE JEREMIAS COM O FALSO PROFETA HANANIAS

JEREMIAS - 28. 1 A 9.

Na leitura deste capitulo, podemos encontrar duas situações completamente contrarias uma da outra, numa o profeta constituído por Deus, sobre os reinos, e o falso profeta Ananias querendo se promover diante do povo, pois era muito popular. O profeta constituído por Deus para derribar e destruir, bem como para plantar e edificar, e ao entregar a profecia revelada pelo Senhor, foi envergonhado e humilhado pelo povo, porem ao profeta Ananias que profetizou falsamente, seguindo seu instinto, e que não vinha do Senhor foi dado todo aplauso e honra, porque profetizara aquilo que o povo sem discernimento e cheio de dificuldades, que a Deus aprouve fazê-los passar queria ouvir , pois o povo totalmente a mercê de sua própria sorte desejava ouvir promessas de prosperidade e bênçãos, porem a Deus aprouve castigar o povo pelo que pela imensidão de seus pecados havia desagradado a Deus. O profeta Ananias aproveitou-se deste momento fazendo analise da situação do momento difícil e da dificuldade pela qual o povo estava passando, entregou ao povo a profecia que não provinha do Senhor, se tornando agradável aos olhos do povo, porem abominável aos olhos de Deus. O povo naquele momento aceitava qualquer profecia que prometesse a prosperidade, não importando a situação do profeta que a trousse se. Ananias era um homem muito convincente naquilo que falava. Jeremias não se abalou com aquela situação, pois sabia da origem da profecia que ele entregara, e sabia também da falsidade das palavras enganosas que haviam sido faladas pelo seu opositor, e retrucou dizendo: Amém: que assim faça o Senhor! Que o senhor faça conforme as tuas palavras que trousse te. Jeremias retrucou: Houve agora as palavras que eu falo aos teus ouvidos e aos ouvidos do povo. Os profetas que houve antes de mim e de ti desde a antiguidade profetizaram contra muitas terras e grandes reinos,, guerra, mal e pestes. O profeta que profetizar paz, somente quando se cumprir a profecia será reconhecido, como aquele que na verdade o Senhor enviou. Jeremias teve a ousadia de entregar uma palavra maléfica em tempo ruim, ato que não agradou o povo. Ele falou de pecado e castigo num momento de muita miséria que o povo estava enfrentando e isso deixou o povo irritado, e muitos se revoltaram querendo até tirar a vida de Jeremias. A atitude de Ananias pode ser comparada a situação pela qual estamos passando em nossos dias: O mundo jaz em total treva espiritual, guerras, países completamente quebrados, desastres ecológicos, completa degradação do gênero humano, há os que não acreditam na palavra de Deus, outros ridicularizam a aqueles que: crêem, pregam, e que estão a espera da volta de Jesus embora as profecias do fim dos tempos estejam se cumprindo literalmente. Podemos ver em nossos dias pregadores (falsos profetas) reunirem grandes multidões, e aos gritos e danças envolverem o povo com sentimentalismos profanos, embalando os arrebanhados, com hinos acompanhados de instrumentalidade de alta projeção levando o que é santo a ser profano, com promessa de grandes pregadores milagreiros, comparecimento de artistas muitas vezes fazendo apresentações, levando ao delírio a multidão já com o discernimento perdido fazendo-a entrar em delírio profundo, fazendo-os acreditar na milagrosa aquisição de benesses materiais, fazendo-os acreditar em conquistas, ou reconquistas de grandes fortunas de um dia para outro, mediante ofertas as vezes vultosas, prometendo que tudo vem como recompensa de Deus para aqueles que assim cooperarem. Quando assim não acontece é dado a desculpa de que aquilo que foi dado não foi dado com fé. Há os que reúnem multidões fazendo grandes alaridos fazendo os participantes acreditar estar vendo o que na realidade não existe. Podemos dar a esses procedimentos o nome que é verossímil: LITURGIA DA PROSPERIDADE E LITURGIA DA CURA MILAGROSA.
Que na realidade não passam de resultadpos pré pagos: faça a tua doação agora, porque eu determino que Deus te de em dobro ou triplo; porque a benção de Deus não é dada sob medida, mas sim: pela minha determinação: quanto mais tu deres, tanto maior será a tua bênção. Agora pergunto! Você crê neste ministério? se creres: está tudo bem; porque os milagreiros estão a postos, é só ligar a televisão que tu receberas o convite marcando local que lhes é mais propício
!Você quer as bênçãos materiais e dispensas a promessa da salvação? Você está no lugar certo, pois estás no ministério do profeta Ananias! Você pode receber aquilo que te apraz na tua passagem por este mundo. Só precisas ter muita fé, mas se ela te falta podes vir da mesma maneira, porque eu sou um homem de fé, e a empresto para que tudo te vá bem.
Agora podemos fazer um paralelo, porem falarmos sobre aqueles que são seguidores do profeta Jeremias, e procedermos da maneira que ele procedeu. Estes terão que tomar um caminho oposto ao que acima relatamos e contra dizer o pensamento e atitude de Ananias, e dizermos AMÉM: Que se cumpra em mim a palavra do Senhor em minha vida, porque nela confio, pois creio na sua promessa. Deus prometeu fazer retornar o povo de Israel para sua terra e assim Ele cumpriu. Para nós Ele não prometeu riquezas nem abundancia material, pois a mesma hoje existe e nos alegra, mas amanhã não existe mais. Pois disse Jesus: Procurem primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas. Mostrou que não devemos por em primeiro lugar as coisa do mundo, mas sim as necessárias para adentrarmos em seu reino. Mostrou-nos também que se nos for mais agradável seguirmos o oposto do caminho de Ananias devemos ter um procedimento diferente ao que ele praticou. E nos perguntemos: o que devemos fazer? Como devemos proceder? Depois de analisarmos estes relatos, deixemos a promessa de acreditar na LITURGIA DA PROSPERIDADE E DA CURA MILAGROSA (porque elas não nos trazem a salvação A salvação só se acha a nosso Alcance se nos arrependermos dos nossos pecados, reconhecermos que Jesus Cristo morreu por nós, que é nosso único e verdadeiro salvador, que Ele é: o caminho a verdade e a vida, e que somente Ele pode nos dar a vitória da vida eterna. ANANIAS NOS LEVA A PENSAR SOBRE TUDO QUE PRENDE O HOMEM AO MUNDO. NO DECORRER DOS RELATOS DESTE CAPITULO NOS VEMOS A MORTE DE ADONIAS: QUE MOSTRA O FINAL DA VIDA DO HOMEM DADO A MENTIRA, AO ENGANO. (SEU FINAL É A MORTE).
JEREMIAS NOS MOSTRA: UM HOMEM HUMILDE COM TOTAL CRÉDITO DE DEUS. TENDO SEMPRE SEUS OUVIDOS ATENTOS A VÓS DO SENHOR, ATENDENDENDO E OBEDECENDO AO SEU FALAR MESMO QUE PARA ISSO TIVESSE QUE PAGAR UM ALTO PREÇO.
MAS TUDO FOI VÁLIDO, POIS A ELE POR DEUS FOI DADO TODA VITÓRIA. E AS PROMESSAS DE DEUS
SE CUMPRIRAM TANTO EM SUA VIDA, E EM SEU POVO CUMPRIU-SE A PROFECIA. AMÉM!

8 comentários: