terça-feira, 19 de julho de 2011

DEUS FALA A MOISES NA SARÇA ARDENE.
EXODO – 3 – 1 A – 8.

1 – E aposentava Moises o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Miridiã: e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.
2 – E apareceu-lhe o anjo do Senhor, em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e via a sarça ardendo em fogo, e a sarça não se consumia.
3 – E Moises disse: Agora me virarei para lá e verei essa grande visão: porque a sarça não se queima.
4 – E vendo o Senhor de se virava para lá a ver, bradou Deus a ele no meio da sarça e disse: Moises! Moises! E ele disse: Eis me aqui.
5 – E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés, porque o lugar onde pisa é terra santa.
6 – Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, e Moises cobriu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 – E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que esta no Egito, e tenho visto o seu clamor por causa de seus exatores, porque conheci as suas dores.
8 – Por tanto desci para livrá-lo das mãos dos egípcias, e para fazer daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; Ao lugar do canineu, e do Heteu, e do amorreu, e do fariseu, e do eveu e do jebuzeu.

Moises era príncipe, e pastor medianita, tinha tudo a seu dispor, pois era o famoso filho da princesa egípcia. Era pastor de ovelhas, mas tinha que fazer tudo sozinho, fazendo o trabalho que aprendera a desprezar. (GEN. 43- 32. – 46 33,34. Mas sua vida era como de um estrangeiro desconhecido. Certamente a Moises foi uma experiência humilhante! Mas Deus tinha um projeto para sua vida, pois o estava preparando para ser um líder. Sendo um pastor nômade aprendera tudo referente ao povo egípcio. Aprendeu tudo sobre o povo que Deus lhe incumbiria atravessar o deserto para poderem chegar a terra da promessa. Conhecia tudo sobre a vida do deserto. Certamente esse modo de vida não era aquilo que ele escolheria se fosse de sua escolha. Mas Deus o escolhera para uma difícil missão, que era tirar o povo da escravidão em que vivia debaixo da autoridade de Faraó, que os oprimia cada dia mais e mais. Deus encontrou Moises e falou com ele de uma maneira não convencional (Uma sarça ardente). Moises vendo aquela visão que ele não conhecia foi investigar do que se tratava. Assim como com Moises falou de uma maneira inusitada, Ele também pode faze-lo conosco. Pode ser de maneiras diversas, maneiras que jamais podemos imaginar: Pode se manifestar por intermédio de pessoas que jamais vimos em nossa vida, podem ser pensamentos, ou experiências que nos são completamente desconhecidas, Ele pode se manifestar em horas boas ou horas de dificuldades. Como somos sabedores do poder de Deus devemos estar sempre atentos às maneiras que Ele quer se apresentar. Nos não sabemos quando e nem onde o encontro com Deus se dará em nossa vida, mas Ele nos achará no momento que lhe convier se estivermos no seu projeto de salvação. Deus se manifestou a Moises pôr intermédio da sarça, e falou com ele. Outras pessoas tiveram experiências como Moises, a cada um de uma maneira diferente, não necessariamente em forma humana. Deus se apresentou a Abraão em forma de um fogareiro com uma tocha de fogo. (Gen. – 17 – 17); Jacó lutou com um homem (Gen.32 – 24, 29; após a libertação do Egito, Deus guiou o povo, guiou-o através de uma nuvem e outra de fogo (Ex. 13 – 17, 22)Deus fez essas aparições para encorajar o povo de Israel e provar sua mensagem verbal. Deus mandou a Moises tirar suas sandálias, e ele o fez, e cobriu sua face. Tirar as sandálias era um ato de reverência, e o reconhecimento da indignidade diante de Deus. Deus é nosso amigo, mas também é nosso soberano. Apresentar-se a Ele de maneira irreverente é uma falta de respeito e de sinceridade. Ao orarmos ao Senhor devemos fazê-lo de maneira casual ou como convidado diante do rei, e para isso devemos estar devidamente santificados, pois poderá ser o momento que nosso caminho se cruza com Ele.
Momentos em que Moises se entrou com Deus: na sarça ardente, e ao tirar suas sandálias foi um momento de santificação. Na menção de Abraão, Isaac e Jacó, Ele se manifestou como o Deus da promessa, e ao se fazer manifesto orientando a Moises revelou a ele todo seu projeto. Podemos ver que em nenhum momento em que Deus se apresentou deixou dúvidas sobre quem Ele é, e de todo seu poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário